sábado, 21 de outubro de 2006

Auto-estima

O prazer de ser você
Algumas pessoas não parecem fazer nenhum esforço para sentir-se bem consigo mesma. Outras, no entanto, olham no espelho e nunca ficam felizes com o que vêem. Por que? Convido os leitores para uma reflexão deste assunto, como estamos nos comportando frente as nossas crenças e atitudes, como podemos melhorar, e como podemos ajudar pessoas que precisam deste conhecimento/forma de agir e sentir.

"A pessoa mais especial e importante no mundo é você!”.

“Auto-estima é o conjunto de crenças e atitudes que você tem em relação a si mesmo e ao pensamento de outros com relação às suas capacidades”.

“É ter amor próprio, é se gostar, é ser positivo em relação aos acontecimentos da vida, por piores que pareçam” Marcos Antonio Françóia
Que tipo de pessoa eu sou “diálogo interno”?

Insegurança, perfeccionismo, dúvidas constantes, não se permitir errar, necessidade de aprovação, reconhecimento, entre outros, são algumas características, que nos fazem analisar nosso comportamento vulnerável para obter uma boa auto-estima. E esta tende a diminuir mais ainda, quando encontra, criticas e auto-criticas, culpa, rejeição, frustração, vergonha, timidez, medo, perdas e dependência.

E é principalmente na nossa infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam, que se pode alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores, crença que é necessária aprovação de alguém.
Vejamos alguns exemplos de afirmações de pessoas que nos amam e sem saber prejudicam a nossa construção da auto-estima:
Um pai recebeu o boletim escolar de seu filho viu suas notas baixas, comentou: “Você é um preguiçoso, não está estudando! Você não se endireita, não vai conseguir coisa alguma na vida!".De um pai, para uma criança: "Por que você não é como sua irmã? Ela sempre faz tudo certo! Ela é uma filha perfeita!". Pai para um filho, após ouvi-lo contar a outro estudante como se saíra bem em um teste: "Eu ouvi você se “ exibindo” para o Pedro sobre a nota que tirou no teste de Português. Não quero que fique contando vantagens de si próprio e dizendo a todo mundo o quanto você é bom. Você tem obrigação de sair-se bem em Português. Eu sou professor de Português e ensinei-lhe tudo! Isso não significa que você é bom!".
É impressionante, como muitas pessoas não conhecem os efeitos devastadores, que esses comentários causam sobre à auto-estima de uma criança (ou de um adulto). Muitas vezes, pensam que desta forma, estarão tentando ajudar a criança a ser melhor, mas o efeito dessas atitudes é o contrário do que elas imaginam.
E desta forma, algumas atitudes, principalmente de adultos frente às crianças, acabam destruindo a Auto-estima, qual vou destacar:
- Comentários negativos sobre aparência; - Não prestar nenhuma atenção aos comportamentos positivos; - Transformar os erros em fracassos pessoais (os erros podem ser corrigidos facilmente, já os fracassos atingem diretamente a identidade e a auto-estima); - Apontar as qualidades positivas de outra pessoa e mostrar que a criança ou adulto não as tem;
Existe um termo chamado “Dicotomia” – espécie de divisão, entre o que as pessoas são para sociedade e o que elas são para elas mesmas, e o fator principal neste contexto é a ação da mídia, atuando em nosso comportamento/atitude.
É preciso desta forma, criar um antídoto para elevar a auto-estima, qual sugiro:

- autoconhecimento – buscar aprimoramento constante, fazer o que gosta e tentar gostar do que faz quando não tiver alternativa;

- manter-se em forma física, mental e espiritual, buscando saúde e qualidade de vida (gostar da imagem refletida no espelho), fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar e falar com Deus.

- identificar as qualidades e não só os defeitos, tanto seus como nos outros;

- aprender com a experiência passada, se errou corrigi-lo, aprender com o erro e viver o presente intensamente;

- tratar-se com amor e carinho, acreditar que merece ser amado(a) e é especial;

- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança);

- manter diálogo interno.

Resultados da auto-estima elevada:

A pessoa fica mais à vontade em oferecer e receber elogios, os sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem, existe harmonia entre o que sente e o que diz, a necessidade de aprovação diminui, tende a ter maior flexibilidade aos fatos, a autoconfiança fica mais elevada, aumenta o amor-próprio, satisfação pessoal, maior desempenho profissional, existe relações mais saudáveis e principalmente a paz interior estará presente sempre.

Valorize o que você tem

Uma das formas que nos dá um resultado imediato, para melhorar nossa Auto-estima é valorizamos o que temos, conta-se que certa vez o dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua:

- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir-me um anuncio dele para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
Vende-se encantadora propriedade
Onde cantam os pássaros ao amanhecer do extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro, a casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda.
Meses depois, o poeta encontrou com o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender o sítio.
- Nem pense mais nisso, Sr. Bilac! Quando li seu anúncio é que percebi a maravilha que tinha nas mãos.

Por isso prezado leitor, aprenda a gostar de você, das coisas que já conquistou, ame a vida do seu jeito, não se importe com os comentários maldosos, enfrente os obstáculos da vida, com energia, simplicidade e principalmente com muito amor. E por maiores que sejam as dificuldades....

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Um forte abraço,
Idenilson Vieira, SAJ/BA, 21/10/2006

4 comentários:

Anônimo disse...

Deni,
É isto aí, agente é o que agente quer ser...Nunca devemos desistir!!!
Parabens!
Luciano Almeida

Anônimo disse...

Auto - estima.
Muito bom o assunto hem... Mexe com todos os leitores! Faz com que a pessoa leia, e reflita sobre onde se encaixria no assunto auto - estima. O antídoto a ser usado para elevar o bom humor é excelente!!!! Gostei muitãozão mesmo! rsrsrs
O resultado é um só. FELICIDADE!!!!!!
Muito boa a foto, perfeita para a reflexão.
Abração mestre!
fui...

Anônimo disse...

Olá Deni

Adorei esse texto falando sobre a auto estima.
Preciso muito me educar e reconhecer minhas qualidades e principalmente as de meus filhos, pois fico pensando muito no futuro deles e acabo jogando a auto estima deles pra o ralo com cobranças para estudar e comparando eles com coleguinhas e filhos de amigos. Tenho que me lapidar e reconhecer o quanto eles são maravilhosos. A muito tempo tento ser compreensivo com eles e sei que vou conseguir, o primeiro passo já dei é reconhecer o quanto estou errado.

abraços


Sandro

Anônimo disse...

Idenilson,
"Auto-Estima"... tema atualíssimo, perfeito para cada um de nós tê-lo escrito a um papel e afixado no espelho do banheiro. Sugiro assim: "HOJE VOU FAZER DESSE DIA O MELHOR DIA DA MINHA VIDA".
E como creio em Deus acredito que quanto mais nos entregarmos a Ele mais nossa ESTIMA estará em ALTA...do contrário, quanto mais nos entregarmos ao mundo mais nossa ESTIMA estará em BAIXA.
Parabéns!
Clécio