sábado, 11 de novembro de 2006

Motivação

Quantas vezes a gente se pergunta por que algumas pessoas conseguem tantos resultados positivos na vida, se realizam pessoalmente e profissionalmente e outras não?

Antes de mais nada, vamos entender o significada da palavra Motivação, que quer dizer motivar para a ação, ou seja, são motivos suficientemente fortes que fazem pessoas atingirem seus objetivos.

.

Estes motivos para a ação podem ser estímulos internos e externos. Acredito que, geralmente, os motivos internos têm mais força que os motivos externos porque estes são mais vulneráveis a desaparecerem ou deixam de exercer influência sobre o indivíduo.

Um resposta para pergunta inicial é que há pessoas que fazem acontecer (estímulo interno), enquanto outras esperam pelos outros (estímulos externos). Os temas inicialmente abordados no blog (Felicidade, auto-estima, entusiasmo e atitude) se completam e respondem muito dos nossos questionamentos sobre a motivação, que tem muito a ver com atitude, ou seja, não há como se motivar ou ajudar alguém a fazê-lo e manter a motivação em níveis compatíveis com o desempenho esperado, se não houver firme compromisso nesse sentido. Porque somos fortemente influenciados por nossas emoções. E essas, por sua vez oscilam muito.

E os agentes principais são as necessidades e os sonhos da própria pessoa. O que lhe confere um caráter mais profundo e duradouro

Como podemos explicar diferentes pessoas, vivendo sob as mesmas condições, e com resultados completamente diferentes?

Seria o talento destas pessoas? Quantas pessoas talentosas você não conhece e fica no meio caminho, estagnada na vida, que não se desenvolve, que nunca chega "lá"? Ah! Então é o esforço de uma pessoa? E não tem muita gente suando a camisa que não decola na vida? Já sei: educação? Extremamente importante, mas alguém lembra de Einstein e tantos outros gênios semi-analfabetos que revolucionaram a história do mundo. Einstein, por exemplo, foi expulso da escola, após três meses de aula, sob a alegação dos professores de que ele não possuía capacidade mental para o aprendizado. E todos nós sabemos que hoje ele é um dos mais conhecidos cientistas de todos os tempos. E quantos gênios estão circulando na vida, sem expressão, neste exato momento, sem ter trabalho ou ocupação? E o incentivo faz diferença? O mundo nos dá o incentivo em forma de planos, trabalho, mercado, oportunidades e família. Porém, o incentivo só é útil, se encontra uma pessoa motivada. Motivação é a diferença que faz a diferença (mas não é um fator isolado). É a chave que abre a porta e reúnem na mesma pessoa o talento, a persistência, a educação, a inteligência e o incentivo. E depende muito da escolha do ser humano em ser positivo ou negativo

Só para ressaltar a analogia ao Einstein, em todos os nossos sonhos, para atingir os resultados esperados, precisamos fazer uma série de atividades que desafiam o nosso querer. É o caso do estudante que, para se formar, terá de passar em todas as matérias, e não somente nas de sua preferência. O casal que, para ter uma vida feliz juntos, terá de construir isso, dia a dia. É o profissional que compreende que para ser bem sucedido terá que ser um eterno estudante.

A motivação nasce da interação, do conhecimento sobre o próprio ser (pessoal ou profissional), da liberdade de criar e contribuir, da satisfação de vencer desafios, do conhecimento que cada um tem de sua missão no mundo. Cultivar a motivação pode não ser fácil, mas é, certamente, compensador e é a energia para a realização.

O que motiva você?

O que faz você entrar em ação: acordar mais cedo, dormir mais tarde e se empenhar ao máximo, feliz da vida, porque tem um desejo ardente de alcançar este resultado?

. .

Sucesso!

Idenilson Vieira

SAJ/BA, 11/11/2006

5 comentários:

Débora disse...

Oi Deni, passei aqui para ver os posts e comecei com motivação. Muito bom!
Agora voltarei aos demais e sei que em todos eles só encontrarei palavras inteligentes.
É muito bom ver, que apesar da distância, você encontrou uma maneira de continuar trazendo palavras de sabedoria ao nosso dia-a-dia.
Beijos

Anônimo disse...

Parabens Idenilson, uma atitude assim merece nota 10 e você merece um sucesso pelo que você faz e pelo que você é, abraços.
Ivonilson

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa e esta muito bom. Espero o convite para o lançamento. Valeu e Sucesso.
Manuel

Anônimo disse...

Tio,
É muito bom, apesar da distância, ter o oceano atlantico entre nós, poder visitar seu blog, e ver mensagems maravilhosas.
Saudades!!!
Que Deus continue lhe iluminando,
Sucesso, amigo,

Anônimo disse...

Idenilson,
penso que muitos de nós precisamos de um "alimento" diário para mantermos viva a nossa MOTIVAÇÃO, seja ela qual for...
Para àqueles que desejarem experimentar um "tipo de alimento" diário para as boas motivações da vida experimentem, por um período, o alimento da ORAÇÃO.
Deus te abençoe!
Clécio