quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Auto-Ajuda

Amigos, assim que comecei a escrever o blog, o principal objetivo é de colocar mensagens que pudessem tocar as pessoas e motivá-las a acreditar em seus potenciais e no aprendizado constante da arte de viver, bem como um espaço para que juntos pudéssemos expor nossas idéias e sugestões do nosso cotidiano, família, amor, amizade, companheirismo e dos resultados esperados. Mas em nenhum momento tinha intitulado o mesmo de blog de "AUTO-AJUDA", o que ocorre é que depois de pedir algumas opiniões e avaliações do blog em comunidade no Orkut e de amigos pessoais, recebi feedback de que até o momento o mesmo tinha todo jeito de "AUTO-AJUDA", assim surgiu o tema desta semana, e gostaria de pedir a participação de vocês nos comentários sobre o que vocês acham de livros, blogs e e-mail enviados com mensagens de "AUTO-AJUDA"?

Comentário pessoal:

Uma das críticas que escutei sobre a "AUTO-AJUDA" foi de que a mesma reafirma as concepções alienadas da ordem capitalista, que todos os escritores de "AUTO-AJUDA" só pensam no dinheiro (todos?), que são pessoas quaisquer dando formulas prontas (na maioria o que vejo são profissionais altamente qualificados, doutores, mestres em psiquiatria, psicólogos em PNL, etc.), e quem ler ou busca a "AUTO-AJUDA" é um individualista (quando envio e recebo mensagens de "AUTO-AJUDA" aos amigos não estou compartilhando ou unindo? Quando escrevo no blog não estou socializando?), de que tais livros e mensagens apresentam soluções mágicas para todas as situações (mágicas? Mas quantas não foram e não são de boa utilidade? Não todas, mas quantas pessoas não se beneficiaram com este tipo de leitura?).

E o pior é quem é totalmente contra, que quando identificam a literatura como sendo de "AUTO-AJUDA", ficam simplesmente procurando defeitos, dizendo que quem compra estar em crise, vejam os ensinamentos dos “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” Stephen Covey, com mais de 15 milhões de cópias vendidas e traduzido para 38 línguas, um Best Seller, será que essas mais de 15 milhões de pessoas que compraram são executivos em crises? Eu sou um deles e estou muito bem obrigado!

Não concordo quando falam que os livros de "AUTO-AJUDA" nos dão soluções prontas, porque simplesmente ela desperta em nós a forma de encontrar o que precisamos. Também não concordo com idéias do tipo “Emagreça comendo”, “querendo, você consegue”, realmente fazem com que os críticos encontrem sua energia, como em todo lugar existe o bom e o ruim, o forte e o fraco, o ótimo e o péssimo.

Só sei que aprendi e muito com tais livros de "AUTO-AJUDA", não só, mas em toda literatura, pois gosto muito da leitura, sempre me trás algo de bom para minha vida, novo conhecimento, me faz viver experiências diversas e complexas através da identificação com o texto, é também uma forma de lazer, enriquecimento da linguagem e hoje através da leitura tive a coragem de expor minhas idéias no blog.

Não lembro onde li a seguinte mensagem de "AUTO-AJUDA": “O maior bem que se pode fazer a alguém não é dar a sua riqueza, e sim fazer com que cada um descubra a sua própria”.

Sabemos que cada pessoa interpreta as situações e valores à sua maneira. Só que também aprendi em livros de "AUTO-AJUDA", o pensamento é a forma mais potente de sugestão, que nosso subconsciente possui poderes conhecidos e desconhecidos e que devem ser controlados, para podermos vencer a nós mesmos. Que o subconsciente transforma um desejo ardente em realidade, quando o indivíduo acredita que pode alcançá-lo, porque não? E que não me atrapalha em nada, muito pelo contrário é ter uma atitude mental positiva.

E neste contexto, não podemos esquecer que ao longo da história o homem lutou muito para conquistar o seu direito à liberdade.

Não defendo movimento "AUTO-AJUDA", não sou 100% positivista e ou que todos flutuem na onda motivacional. Estou aqui pra defender o direito a liberdade de expressão, o direito e o dever da leitura como forma de agregação. E aos desavisados: Se "AUTO-AJUDA" é um manual de formulas prontas, poucas palavras repetidas a exaustão para influenciar o leitor, este blog não é de "AUTO-AJUDA", mas por outro lado se "AUTO-AJUDA" é criatividade, aprendizado, pensamento positivo, confiança, fé e conhecimento, podemos assim o conceituar.

Mas prefiro chamar:

∞∞∞∞∞∞ Começando a Viagem ∞∞∞∞∞∞

Um forte abraço!

Idenilson Vieira

SAJ/BA, 07/12/2006

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez estou aqui pra deixar meu depoimento sobre o tema da semana. Concordo plenamente com o seu texto sobre Auto-ajuda. No decorrer da minha vida profissional e pessoal sempre li e leio sobre auto-ajuda, acho que toda leitura é valida, desde que você reflita e tire o maior proveito de-la. Quem n gosta desse tipo de leitura, não gosta de reflexão e foge do auto-crescimento. Alguns livros já citados por você eu já tinha lido,são muito bons. Continue sempre com temas maravilhosos como esses ja citados. Parabés Idenilson.Cristiane

Anônimo disse...

Querido amigo Idenilson:
Que saudades!
Antes de mais nada quero pedir-lhe desculpas pela demora em acessar o seu site, que está maravilhoso, mas foi involuntário. É que estava às voltas com a miha netinha e agora que ela entrou de férias, vou ter mais tempo, com certeza.
Mas quero dar-lhe os Parabéns.
Excelente iniciativa e muito bem feito o seu site. Vou divulgar na minha "network".
Vou contribuir com alguns textos. Pode aguardar.
Um abração e que Deus esteja ao seu lado sempre!
EU!!!
Bárbara

Anônimo disse...

Idenilson!
Mais um tema de sucesso.
É óbvio que as pessoas precisam de leituras de auto ajuda. Ninguém nas
-ce já sabendo.A leitura da Auto Ajuda é fundamental ao indivíduo de qualquer idade.Quem nesse mundo ñ precisou um dia se aconselhar com alguém, atire a primeira pedra.
Esse seu espaço é sensacional pois, abre uma idéia na cabeça das pessoas e,induz à reflexão. Parabéns mais uma vez e, continue com essa Viagem p/ nosso deleite. Abraços............Anggela