domingo, 30 de novembro de 2008

Coach e Pai

Muito se tem falado em coaching, as empresas estão cada vez mais preocupadas em formar seus lideres e buscar os melhores resultados das suas equipes, e nós pais, educadores, qual o nosso papel, e o que este tema tem haver conosco? Antes de tudo vamos explicar o termo coaching, que defino como um processo onde o coachee (cliente) entrará em contato com suas crenças e valores internos, re-descobrindo capacidades, que por algum motivo estavam adormecidos. Tem como objetivo, promover possibilidades de ação, para atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.
.
A interação criada por esta forma de trabalho, motiva e acelera o processo de mudança, fazendo com que o clima de confiança e parceria, traga soluções diferentes e idéias, até então não pensadas, a serem discutidas e analisadas, também fazendo perceber quais são os seus hábitos mais ineficientes e as suas maiores dificuldades, para uma melhor condução dos negócios e realização das suas metas, focando principalmente na transformação e a evolução da pessoa.
.
Usar um Coach para ajudá-lo a realizar seus objetivos é como afirmar para o mundo que você está disposto a aprender, mudar, experimentar e realizar. É como sempre meu pai diz e mesmo sem saber o significada da palavra Coach, cita: “Respeite a aprenda com os mais velhos”. Mesmo sabendo que também aprendemos com os mais novos. Minha Avó Anizia viveu até os 103 anos, sem saber ler e escrever, mas sabia como ninguém a arte de ensinar, passou aos seus filhos, e quando criança e até a vida adulta, eu sentava ao lado do meu pai, mãe e avó, e bastante concentrado, ouvia suas histórias e conselhos, qual trago comigo e repasso aos meus.
.
Como pai, tenho uma grande preocupação na formação das minhas filhas, bem como não deixar de lado, sua privacidade e sonhos, por isso cada vez mais incentivo elas a buscarem suas realizações, mas não sem me preocupar com sua formação e liberdade de expressão. Estou bastante feliz esta semana, pois minha filha Beatriz, seguindo o exemplo do pai, também criou o seu blog, a sua cara, mas também a minha semelhança.
.
Como não deixaria de ser, teve meu apoio em todas as suas ações: criação, desenvolvimento e também na leitura em primeira mão do seu artigo, sinto-me orgulhoso e honrado por sua iniciativa e por sua confiança em mim, mas sei que ela começa a andar com as próprias pernas, traçando o seu destino e buscando a sua realização. Acredito que fiz um bom papel de Coach até aqui, mas principalmente de pai.
.
Este é mais um novo espaço para leitura e atualidade, com pensamento jovem, cheio de energia e mudanças. Acessem e participem: AMOR PELA VIDA – by Beatriz Vieira:
.
.
E vocês estão fazendo seu papel de Coach? E o seu papel de pai? Qual a semelhança nestas duas palavras?
.
Uma ótima semana a todos!
Idenilson Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

...Filinho,seu blog está muito sensacional!...confio em seu potencial!Continue sempre nesta caminhada,pois sinto,este lhe proporciona um grande prazer interior,podendo orientar à todos com uma análise simples,clara e objetiva,mostrando-nos,que para sermos felizes,basta apenas sermos:"nós mesmos",assim respeitando as diferenças alheias!
Muito sucesso pra você e seja sempre esse:homem,filho,pai e amigo sensacional que sempre foi!
**CONTE COMIGO EM TODAS AS HORAS, MESMO QUE,ÀS VEZES,EU DIGA NÃO!VOCÊ SABE QUE SOMOS 2 EM 1!. ..rsrsrs.
DEUS TE PROTEJA SEMPRE!
bjinhos^^
ANA